Axelar Network, o que é afinal?
Axelar Network é uma plataforma de comunicação escalável de cadeia cruzada(cross-chain). Os construtores de plataformas Blockchain podem usá-lo para conectar os seus Chains de forma transparente a todos os outros ecossistemas Blockchain. Sendo assim, todos os desenvolvedores de D’apps podem escolher o melhor blockchain para hospedar os seus produtos e usar os protocolos de comunicação de cadeia cruzada(cross-chain) de Axelar que lhes irá permitir bloquear, desbloquear e transferir os ativos, além de se comunicar com outros aplicativos em qualquer outra cadeia(chain). Ao conectar D’apps com vários ecossistemas de blockchain, a plataforma Axelar permite que os seus usuários interajam com todos os outros D’apps em todo o ecossistema diretamente das suas carteiras.
A rede Axelar é um sistema livre de permissões em que, qualquer pessoa pode participar em varias funções. A rede foi projetada especificamente para lidar com solicitações de cadeia cruzada(cross-chain) com alta segurança, robustez, vivacidade, e governança. A rede é alimentada por dois protocolos descentralizados fundamentais:
- Cross-Chain Gateway Protocol (CGP) é responsável pelo roteamento e entrega de cadeia cruzada em blockchains autónomos que poder ser executados com base em diferentes protocolos de consenso e regras de finalidade, tecnologias heterogéneas e até mesmo blockchains sem contratos inteligentes (smart contracts)
- Cross-chain Transfer Protocol (CTP) é um protocolo de nível de aplicativos que serve como gateway, permitindo que os D’apps executem comunicação simples por meio de uma API unificada (como FTP,HTTP/HTTPS) para facilitar as operações de cross-chain. Os d’apps podem enviar os CTP´s para gateways específicos hospedados em vários chains, já o CGP é responsável pela sua entrega em cross-chain para os chains cujo destino está correto, e retornar os resultados aos aplicativos de envio.
Cross-Chain Gateway Protocol (CGP)
Este protocolo é análogo do Border Internet Gateway Protocol. Embora não seja muito conhecido, esse protocolo é fundamental para nos permitir rotear informações em redes autónomas de computadores. Da mesma forma, o CGP é usado para conectar vários ecossistemas de blockchain autónomos e é responsável pelo roteamento de dados entre eles. É importante realçar que o CGP não exige que os chains analisem o estado um do outro, nem impõe restrições ás regras de consenso ou linguagens de contratos inteligentes.
As plataformas podem facilmente usar o CGP configurando uma conta de gateway regular na plataforma. No entanto, as ações nessas contas só podem ser executadas coletivamente por um conjunto descentralizado de “node-runners” que suportam o CGP. Esses “node-runners” são responsáveis pelo monitoramento dos pacotes que chegam aos CGP gateways, chegando a um acorde sobre o que deve ser feito com cada pacote, e posteriormente, roteando-os e entregando-os aos gateways de destino.
Uma característica importante deste protocol é que ele pode finalizar blocos de qualquer cadeia por meio de consenso de 2ª camada executada pelos “node-runners” isso significa que ele pode trabalhar com cadeias probabilísticas com a mesma facilidade com que trabalha com cadeias que suportam finalidade instantânea.
Cross-Chain Transfer Protocol (CTP)
CTP é um protocolo de nível de aplicativo. É um análogo aos protocolos do tipo http/https/ftp na Internet. Esse protocolo fica no topo dos protocolos de roteamento, como CGP e outras tecnologias de roteamento. Os desenvolvedores de aplicativos podem conectar seus d’apps em qualquer cadeia para realizar solicitações entre cadeias(cross-chains). Os usuários podem usar o CTP para interagir com os d’apps em qualquer chain usando chamadas de API simples, análogas as solicitações HTTP GET/POST. Os desenvolvedores podem emitir chamadas para:
- bloquear, desbloquear e transferir ativos entre quais quiser dois endereços em qualquer plataforma blockchain,
- executar cross-chain triggers, Por exemplo, qualquer d’app na cadeia “A” pode atualizar seu estado se algum outro aplicativo na cadeia “B” satisfizer alguns dos critérios de pesquisa (taxa de juro > X%),
- realizar solicitações gerais de cadeia cruzada(cross-chain) entre d’apps (por exemplo, um contrato inteligente na cadeia “A” pode chamar para atualizar um estado de um contrato inteligente na cadeia “B”) Este protocolo permite a composição de programas em blockchain.
A plataforma Axelar é um ecossistema de desenvolvedores para cross-chain comunicações. Qualquer pessoa pode fazer uma proposta para conectar um novo blockchain á rede Axelar ( e ele automaticamente será conectado com todas as cadeias conectadas anteriormente) , também é possível adicionar novos protocolos á nível de aplicativo a serem suportados pela rede Axelar e os seus protocolos de roteamento e entrega. Os membros da comunidade podem decidir quais propostas adotar e os desenvolvedores podem contribui-las e implanta-las em todos os validadores de rede.
Projetar uma rede de interoperabilidade de cadeia cruzada é desafiador, tecnicamente estimulante e incrivelmente recompensador. Essa rede pode dar um novo valor para o ecossistema, aumentar a mobilidade e a liquidez dos ativos, conectar comunidades e simplificar a experiencia do usuário ao usar os aplicativos em varias plataformas. No entanto a equipa do Axelar não está apenas focada em construir a tecnologia, mas também estão construindo um ecossistema aberto e inclusivo para criadores de plataformas , desenvolvedores, usuários e membros da comunidade.
Para mais informações pode consultar o “whitepaper” da Axelar network.
Junte se a nossa comunidade subscrevendo as nossas redes sociais:
Discord | Canal de Anúncios no Telegram | Chat de Comunidade PT no Telegram | Twitter